Passo-a-passo de HQ: retomando a direção…

… deste blog, que volta! Amigones, este é um trabalho recente, realizado para a empresa UBV – União Brasileira de Vidros – que é especializada na produção de vidros especiais, voltados para um mercado mais sofisticado, com projetos que valorizam o design. Mas para que o resultado de toda tecnologia e qualidade que a UBV coloca em seus produtos apareça, é necessário cuidar de uma parte muito importante do processo: o transporte de vidro. Então fui chamado pela amiga Caroline, do Marketing da UBV, para desenvolver uma HQ com dicas de direção defensiva para um público muito específico, os caminhoneiros. Talvez como você, eu também nunca pensei na relevância destes profissionais. Logo na primeira reunião já percebi como o trabalho deles é importante e, ao mesmo tempo, delicado, uma vez que vidro é um produto muito frágil, mesmo quando embalado com o máximo de cuidado em paletes de madeira.

Voltando para a prancheta, o primeiro passo foi criar os três personagens: um pedaço de vidro, um caminhoneiro e um caminhão.

O pedaço de vidro foi criado prevendo que um dia poderia se tornar o mascote da empresa. Para isso, me pediram para utilizar como referência o vidro canelado, um dos mais vendidos pela UBV. Ele foi batizado de Chapinha, em alusão às chapas de vidro. Já o caminhão teria que ser parecido com os caminhões reais, mas num estilo cartoon, com a caçamba de madeira e uma lona cobrindo os vidros. Um detalhe interessante foi que procurei não usar as cores da empresa nele, somente na lona onde foi aplicado o logo, porque os caminhões não são da UBV e sim dos caminhoneiros.

Com estes dois personagens praticamente resolvidos já no briefing, tive muita liberdade para criar o caminhoneiro. Criar um motorista qualquer seria o mais fácil. Mas eu queria algo com mais substância, mais embasado. Foi então que me lembrei de uma conversa que tive com o Marcelo Campos, da Quanta Academia de Artes. Um dia estávamos discutindo sobre design de personagens e então ele me mostrou alguns model sheets dos personagens do filme Hércules, da Disney. Me lembro bem de um deles, a Meg, que tinha seu design baseado em vasos e colunas gregas. Aquilo explodiu a minha cabeça! As formas eram totalmente coerentes com o tema. Era tudo muito pertinente. Acho isso sensacional, entende? Quando as coisas tem um porquê, uma razão de ser, ainda que isso não seja visível logo de cara.

Enfim, desde então, sempre que vou desenhar um personagem procuro colocar algo a mais, temperar com aquele “mojo“. E foi o que procurei fazer neste job. Como o personagem seria um caminhoneiro, pensei em usar alguma parte do caminhão. Pesquisei várias, até encontrar a imagem de uma biela com um pistão, que fazem parte do motor do caminhão. Era isso. Claro, no resultado final isso não está tão aparente, mais se você observar bem, o corpo atarracado (o pistão) e o pescoço fino com uma cabeça avantajada (a biela) estão lá.  Confira abaixo o design aprovado e na seqüencia o meu raciocínio para o caminhoneiro João Pistão:

Depois disso parti para o roteiro da HQ. Lembro que ele foi crescendo um pouco, aumentando o número de páginas. Minha maior preocupação era criar uma narrativa com começo, meio e fim coerentes, de linguagem simples e clara. Era muito importante deixar bem claro as dicas de segurança e também valorizar o caminhoneiro. E este foi o ponto que mais mudou, pois na 1ª versão a estrela principal era o mascote Chapinha. Fazendo esta alteração, colocamos o poder, a sabedoria, nas mãos do profissional, o que o valorizou muito. Ele deixou de ser somente um coadjuvante e creio que assim o leitor/caminhoneiro pôde se identificar muito mais com a história. Assim que o roteiro foi definido, fiz os rafes das páginas, que não sofreram grandes mudanças e ficaram assim (Clique para ampliar. As setas laranjas indicam o sentido da leitura):

Repare acima nos rafes que o traço é bem solto, tem muita proporção errada, muita sujeira, mas a intenção é dar para o cliente um idéia de como a HQ seria lida e não perder tempo demais fazendo um rascunho lindo. Até por que sabia que precisaria de bastante tempo para finalizar e colorir. Outro detalhe importante, que eu acho que facilita para a arte final é fazer os rafes com o texto final em tamanho real. Assim já posso ver o espaço que vai sobrar para o desenho.

Após a aprovação das páginas rafeadas chegou a vez da arte final e cor. A artes foram feitas todas soltas, em papel vegetal, para dar mais liberdade na hora de montar cada página. Veja:

Depois de scanear e montar todas as páginas parti para a colorização. Um detalhe que fiz desta vez foi desenhar muitos dos cenários em vetor. Creio que isso deu um efeito diferente, ajudou a criar profundidade na HQ. Então o que era personagem ficou com a linha preta e o que era cenário ficou mais liso, sem contorno. Pode clicar que amplia:

´

É isso aí, pessoal, mais um job finalizado! Aqui, em mais um dos meus “Sensacionais Ensaios Fotográficos” a revista assim que saiu da gráfica:

Cliente e ilustrador felizes. Só queria agradecer a todo pessoal da UBV, em especial a Caroline e a Daniela pela orientação e suporte durante todo processo. Agora é torcer para que os caminhoneiros gostem da HQ e adotem as dicas no dia-a-dia. Um abraço, obrigado por ler e até o próximo post!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Passo-a-passo de HQ: retomando a direção…

  1. Oia eu aqui traveis!!! Rapaaaazzz… essa sua HQ, como todos os seus trabalhos, dispensam qualquer comentario! Coisa linda de se ver! E o passo a passo entao? Uma verdadeira aula de criacao,e colorizacao! To iniciando nesse mercado de ilustras, ou melhor, engatinhando ainda. Apareceu um job pra um condominio, e to escrevendo um roteiro para o mesmo. E muito bom ver seus trabalhos, pois como disse, e uma aula! Assim que ficarem prontos os rafes, vou posta-los pra vc dar uma olhada e logico, sua opiniao. O meu blog e: jotabeilustrador.blogspot.com. Sera uma honra receber sua visita, e seus comentarios tambem! Um grande abraco do seu fa… Joao Batista.

Gostou? Não? Então...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s