Gato toma banho?

Primeiro post de 2011, amigons!!! Demorou porque o ano começou beeem corrido, ainda bem!!! Claro que você que acompanha este blog saberá os motivos logo, logo. Bom, hoje vou falar de um job que rolou no fim do ano passado, um logotipo para uma pet shop localizada no ABC paulista. Não sei exatamente como a cliente chegou a mim, mas creio que foi por causa do blog. Como sempre digo, se você também ilustra, escreve, fotografa, enfim, tem qualquer atividade parecida, faça, divulgue e mantenha seu blog vivo. Nem dá tanto trabalho, e vale muito a pena. Voltando. Logo no primeiro contato ela me enviou uma referência do que esperava para o logo de sua pet shop. Aqui está:

Beleza, já adiantou metade do trabalho! Muitas vezes a parte mais difícil é entender, decodificar o que o cliente espera de uma ilustração. Neste caso, com a referência, tudo ficou bem claro: cachorro, gato, banho. Com base nessa informação, desenvolvi estes três rafes:

Você vai reparar que a principal diferença é que agora o gato TAMBÉM está tomando banho. Mudei isso porque achei que na referência ele parecia um empregado do cachorro. Para mim, o bacana era fazer os dois curtindo o banho juntos, se divertindo, tendo um momento bom, como dois bons amigons. Também troquei aquela tina de madeira por uma banheira por dois motivos: porque a banheira é uma elemento mais bonito e também porque é um objeto claro, ou seja, seria uma base perfeita para aplicar a tipologia. Quanto ao estilo do desenho dos personagens, procurei fazer as opções bem diferentes. Veja que a 1 e a 2 são mais simples, mais cartum, numa busca de fazer algo mais limpo e chapado. Já a opção 3 é mais o meu traço natural, algo mais trabalhado, com uma estrutura na base do desenho, e é o que estou mais acostumado a fazer. E bem provavelmente por causa disso, deu um resultado melhor. Tanto que foi o escolhido pela cliente. Depois disso, foi começar a fazer a arte, em vetores:

E depois de algumas boas horas acertando pontos e curvas, enviei estas opções, com variações de cor e também com variações de aplicação da palavra “Pet Shop” a pedido da cliente:

Enfim, depois de alguns acertos de cor e de desenho, chegamos a arte final do logo. E abaixo tem alguns detalhes ampliados que acho bem bacana mostrar, onde você pode ver mais de perto um assunto que sempre me preocupa na arte final de uma ilustra deste tipo que é o peso das linhas, a espessura delas, o contraste entre fino e espesso. Acho que isso é realmente algo bem importante e que serve para dar um molho, ou com diria Austin Powers, um “Mojo” à ilustração. Confira aí:

Bom galera, espero que tenham gostado de mais esse passo-a-passo e também do resultado final, porque dei 110% de dedicação. Aliás, não gosto de dar conselho pra ninguém, mas neste job, como em todos os outros, o negócio é o seguinte: ilustração é coisa séria, é trabalho, e não importa o tamanho ou o nome do cliente, o resultado tem que superar a encomenda, certo? Ah! E já que visto a camisa do cliente, deixa só eu explicar porque – apesar do dito popular falar o contrário – o gato está tomando banho: é que na Pet Shop Tumibanho o banho é tão bom, tão bom, que nem o gato resiste! RS! Abração e até a próxima!!!!!

Anúncios

5 pensamentos sobre “Gato toma banho?

  1. Rodrigo! Eu mais do que ninguém posso dizer que adorei o seu trabalho obrigado por ter superado os 110% rs (ainda mais se tratando de uma cliente tão cri cri como eu e meu irmão). Abs

  2. HAUHAUAHUA…ótima citação de Austin Powers e a idéia de 110% de dedicação. Superar a espectativa do cliente é o objetivo sendo assim nossas expectativas tbm!

Gostou? Não? Então...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s