Passo-a-passo: Olho no lance!

Buenas! Hoje amigons, vou postar um trabalho feito este ano e que já estou há meses enrolando para subir aqui para o blog: a caixa da Copa do Mundo da África criada para um dos melhores clientes que tive em 2010, a Gráfica Rush. Se você acompanha este blog, deve se lembrar de um outro trabalho que fiz para eles no carnaval. Também era uma caixa, com alguns brindes dentro, como leque, tamborim, máscaras, etc. Se você não viu, acesse:

https://rodrigoarraya.wordpress.com/2010/02/17/ilustracao-passo-a-passo-alalao/

Desta vez, com a chegada da Copa, me chamaram para criar uma nova caixa, seguindo a temática futebolística e lembrando que deveria ter um brinde dentro. Ok, voltei pra casa e pensei em algumas soluções, sendo que a primeira apresentada foi esta aqui:

Era uma idéia bacana, mas não encheu os olhos do cliente, e isso a gente percebe logo de cara. A idéia era usar esta caixa para distribuir cornetas, ou melhor, as “agradáveis” vuvuzelas. A caixa tinha algumas sacadas, como o fato de ser sextavada, o que representaria os 5 títulos do Brasil e mais o próximo que “poderia” ter vindo, e também a utilização dos Big Five com a camisa da Seleção. Para quem não sabe, como eu não sabia naquela época, os Big Five – leão, leopardo, rinoceronte, búfalo e elefante – são os animais africanos mais difíceis de serem caçados, daí o nome deste grupo. Enfim, como a idéia não convenceu, voltei pra prancheta. Aí, como gosto muito de toy art, pensei em fazer toy papers dos jogadores, e assim surgiu a idéia da caixa com todas as seleções da Copa, esta aqui:

Quando aberta, você vê tem todos os toys das 32 seleções que participaram:

Repare que a base para todos os bonecos é uma só, porém cada um deles foi customizado, com mudanças no corte de cabelo, cor dos olhos, cor da pele, barbas, bigodes e, evidentemente, nos uniformes. Aliás, essa é uma parte legal de contar, porque me levou à uma extensa pesquisa dos uniformes atuais e, mais complicado ainda, dos escudos atuais. É até difícil explicar o trabalho que tive para achar o uniforme da Coréia do Norte… porque será hein? Outras duas pesquisas que também fiz foram dos apelidos das seleções – em suas línguas nativas – e das posições de cada seleção no ranking da FIFA antes da Copa começar, por isso o Brasil ainda era o número 1. O resultado de tudo isso foi aplicado nas costas dos jogadores:

Aqui você vê um detalhe legal que foi usar as duas partes da caixa – tampa e base – colocando-as lado a lado para formar um campo de futebol:

Aqui está a arte, feita toda em vetor, já com a faca. Toda a minha parte neste projeto demorou uns 10 dias, da reprovação da 1ª idéia, apresentação desta idéia da caixa, pesquisas e fazer as ilustras mesmo, o que inclui as 32 artes dos jogadores, a arte da caixa, da tabela dos jogos e de uma cartela com adesivos dos escudos das seleções, para ir preenchendo a tabela.

Abaixo você vê uma imagem de como cada caixa de jogador foi impressa/vincada/cortada/montada pela gráfica. Agora, imagina o trampo que deu isso lá pro pessoal do manuseio na gráfica, dobrar caixa por caixa…

E aqui estão, só de curiosidade, os apelidos que mais curti. Apesar da maioria deles serem de seleções africanas, o “To Piratiko” (Navio Pirata) da seleção da Grécia é muito style!

E só pra finalizar, um lance mega curioso, que só percebi bem depois que a Copa acabou e, ainda bem, com a vitória da melhor seleção. Como sempre falo aqui, para vender todo trabalho, eu faço um rafe ou layout para explicar ao cliente o que ele vai comprar. Pois bem, adivinha qual seleção eu escolhi para fazer o layout?

ESPAÑA!!! Que polvo Paul que nada!!!! Tudo bem que o jogador layout da seleção era o “Fernando Torres” e depois virou o jogador arte “Xavi Hernández” que, aliás, jogou muito! É isso pessoal, um abração, obrigado pela leitura, e se precisar de alguma dica para o seu futuro ou de números da Sena, é só pedir!!!

Anúncios

Gostou? Não? Então...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s