Ilustração passo-a-passo: Alalaô…

….mas que calor!!!!!! É amigons, depois de mais um belo carnaval sambando pela Unidos da Prancheta e depois pela Império do Photoshop volto a postar, desta vez no embalo da festa da carne. Este job eu consegui graças a indicação de outro cliente, o Estudio Mol. A Rush Gráfica precisava de uma ilustra para uma caixa brinde a ser enviada para seus clientes antes do Carnaval, aliás, o tema da ilustra. Depois de alguns rascunhos, enviei esta proposta ao cliente, já simulando a caixa:

Se você reparar bem, verá que nas bandeiras eu “inventei” nomes de escolas de samba como “Estação Primeira de Magenta”, “Império Ciano”, “Estácio de K” e “Mocidade Amarela”, e estava achando isso genial, pois era uma referência direta as cores básicas de impressão CMYK. A minha sorte foi que o cliente reprovou e pediu para trocar por palavras como Alegria, Simpatia, Harmonia Felicidade, que, de verdade, eu acho que ficou muuuito melhor. Comento isso pois acredito que é muito importante ouvir o cliente, que geralmente tem uma visão muito mais completa sobre seu próprio mercado, e nesse caso viu que minha idéia genial era totalmente redundante. Bom, depois que fiz essas correções, fui para os esboços mais trabalhados, mais definidos, que são estes aqui:

Depois disso, eu comecei a vetorizar personagem por personagem tomando o cuidado para que todos eles ficassem com suas silhuetas bem definidas:

Ai você pergunta: Puurquê? Isso na verdade é uma técnica da animação, que simplesmente diz que se a silhueta está compreensível, o desenho está bom. Ou seja, se, só olhando para a silhueta você consegue entender o que o desenho está fazendo – neste caso sambando, tocando, andando – você sabe que está no caminho certo. 

O passo seguinte foi enviar todas as ilustras para o Photoshop e começar a aplicar brilhos, sombras e luzes. O resultado final foi este:

E dois dias antes do carnaval fui buscar meu exemplar da caixa pronta que, sem puxar a sardinha pra Rush, ficou com uma impressão e acabamento de cair o queixo. Além da caixa, as ilustras foram utilizadas em abanadores e camisetas. Veja as belíssimas fotos que tirei nas costas do Agenor, meu urso de estimação:

É isso aí galera, mais um job finalizado e, como de costume, quero registrar meus agradecimentos a quem tornou isso possível: Galileo, do Estúdio Mol pela indicação, valeu mesmo!! E a todo pessoal da Rush, em especial a Sabrina que fez a arte e ao Rui pela confiança no meu trabalho e pelo bom gosto nas opiniões e decisões. E valeu pela visita! Logo, logo tem mais!!!! Abrazzzz!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Ilustração passo-a-passo: Alalaô…

  1. Pingback: Passo-a-passo: Olho no lance! « RODRIGO ARRAYA, ILUSTRADOR

  2. totalmente muito boa: a oportunidade, a concepção, a prova enviada para ganhar o cliente e a peça final com tua ilustração…meu..quero ser assim qdo crescer.. e olha que to engatinhando bem viu…passa lá pra ver Arraya…forte abraço!

Gostou? Não? Então...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s