Um cartão de Natal diferente

Olá! Sei que o Natal já passou, mas como para o próximo ainda faltam 360 dias, vou postar assim mesmo. Hoje o assunto é um cartão de Natal criado para um dos clientes da agência, o Frigorífico Marba. Durante mais de 15 anos fizemos os cartões que eles enviavam para clientes, fornecedores e colaboradores no Natal. Mas em 2007 pensei em fazer algo diferente: um livrinho. Inspirado numa oficina que eu havia feito com o grande ilustrador Odilon Moraes, ousei escrever e ilustrar a história de um duende que aprende uma grande lição no Natal. Digo que ousei porque realmente sei que não escrevo bem, no máááximo sou um cara esforçado (e que inclusive usa este blog para treinar e melhorar isso). Enfim, tudo começou em julho, para ser mais exato no dia 6. Só lembro disso pois esta data eu “escondi” no texto, quando descrevo o número de gnomos: 677 (seis, de julho, de 2007). Detalhes a parte, este projeto levou, do primeiro rascunho do texto até a aprovação na gráfica, uns 6 meses, com inúmeras revisões de texto e muito tempo desenhando. E aqui eu não poderia deixar de comentar o enorme auxílio de um dos caras mais talentosos que conheço, Artur Fujita. Sem ele, as ilustras não seriam coloridas e o livro não seria finalizado. Repare como ele deixou manchas, fazendo um acabamento mais solto, com mais textura, que tinha tudo a ver o traço a lápis e que só enriqueceu as ilustras. E agora que já dei uma introdução, veja, na ordem em que foram publicadas, as ilustras finalizadas e também só no lápis, feitas cada uma numa folha de papel A3.

E aqui o lápis das ilustras da capa:

E aqui algumas fotos – desculpem a qualidade, mas o Duran não estava disponível, rs – do livro impresso, do envelope e de um cartão que foi junto, só pra não perder o costume rs!

Bom, pessoal, este é um dos trabalhos pela agência que mais me orgulho de ter participado e só gostaria de agradecer a todo mundo que tornou isso possível: o Beto pela ajuda no texto, a Elô pela arte-final, a Marta pelo apoio e aprovação no cliente, o Fuijta pelo incrível trabalho de cor, o Odilon pela inspiração, e o Emerson e todo pessoal da Formag’s pela impressão. E um grande abraço a você que teve paciência de ler até aqui! rs!!!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Um cartão de Natal diferente

  1. Pingback: Mandei um caminhão pelo correio. Ilustração para cartão de Natal / I sent a truck in the mail. Illustration for Christmas Card « RODRIGO ARRAYA, ILUSTRADOR

Gostou? Não? Então...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s