Character Design: Weby

Webby00

Olá! Hoje vou postar algo que queria já faz um tempão: Weby, minha primeira personagem feita… para mim mesmo! rs! Na verdade, ela foi criada para participar do 2º Concurso de Criação de Personagens da Espaço Palavra Editora e Arte, uma iniciativa muito legal e profissional. Infelizmente a Weby não ganhou o concurso, mas acabou entre as finalistas. Sempre que participo de um concurso e não levo o caneco – o que não é raro, rs – lembro de uma palestra dos tempos da faculdade, do Zé Rodrix. Eu nem sabia que o cara era um baita músico e compositor de MPB, só que fazia uns jingles geniais! Bom, a palestra dele era sensacional, poucas vezes vi uma pessoa sozinha controlar tão bem um auditório lotado. E entre as muitas coisas lúcidas que ele falou, uma foi essa: “O normal em concursos, festivais, etc, não é vencer. O normal é perder.” Acho que, de um certo modo, ele tem razão: é só comparar o número de concorrentes com o número de vencedores em qualquer concurso. César Cielo é um só. E não digo isso no sentido de o importante é participar, pois claro que queria vencer, afinal é o que todo mundo que participa de um concurso quer, não é? Bom, isso só me dá mais vontade de continuar tentando e tentando. Agora, voltando à criação da personagem. O briefing do concurso pedia um personagem único, destinado a um público específico e a um nicho de mercado carente. Pensando nisso, cheguei a conclusão que seria legal criar uma personagem para uma faixa etária bem nova, e que começa a ter contato com a internet e com a tecnologia. Que transmitisse valores, e falasse dos cuidados no uso da web, de coisas como evitar ficar muito tempo conectado, da importância de ter mais amigos reais que virtuais, mas tudo de uma forma mais tranquila, sem ameaças… E também queria um design simples, que qualquer criança pudesse desenhar. Para isso fui buscar inspiração no estilo japonês kawaii – algo do tipo Pucca e Hello Kitty – que, numa tradução livre, quer dizer fofinho, bonitinho… Particularmente acho que esse estilo está bem coerente com a proposta, pois deixou a personagem moderna e dinâmica. E também acho legal pela facilidade de reprodução em diversas mídias, até pela simplicidade do desenho e pelo número limitado de cores. O detalhe mais legal dela, pra mim, é o www formado pelo brilho do cabelo, que dá a volta em toda cabeça. Hoje, depois de algum tempo, eu vejo uma coisa que poderia ter mudado: sinto que a Weby é muito direcionada para as meninas, e talvez não funcione tão bem com os garotos. Bom, escrevi bastante hein? Com vocês, Weby!:

Webby01

E aqui, as minhas noites e finais de semana, ôps, quer dizer, os meus rascunhos finais, escolhidos entre, acredite rs, muuuuuitos…

Webby02

E aqui as ilustrações finalizadas, que mostravam a aplicação da personagem em diversas situações, outro requisito do concurso:

Webby03

Webby04

Bom, galera, é isso ai! Quem curte criar personagens não pode deixar de participar do concurso, ano que vem tem mais! Quem sabe a gente não se encontra lá? Abraços e sucesso à todos!!!

Anúncios

Um pensamento sobre “Character Design: Weby

  1. pusta aula o case desta personagem.
    São trampos como este que servem de uma ótima prova de nossa capacidade.
    Tai uma prova que derruba qqer duvida sonre sua capacidade!
    Preciso atualizar o meu blog…passa lá e deixa uns coments
    entra em contato para trocar experiências, indicar (e ser indicado), e dar muita, mas muita aula mesmo!

Gostou? Não? Então...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s