Ilustração passo-a-passo: Samba!

Rio01

Olás! Mais um post da fabulosa série “CuméQuiFaiz”, agora para a Nova Mercante, uma distribuidora de papéis, cliente lá da agência. Eles pediram um brinde para seus clientes, um bloco de anotações, que seria entregue num evento no Rio de Janeiro. Depois de algumas tentativas, pensei em algo que representasse um lado positivo do Rio, como a música, a alegria, o clima, o calor… e lembrei de um grande artista que sempre admirei muito: J.Carlos. Ele foi um dos maiores e mais produtivos ilustradores do Brasil e sua obra retratou o Rio do começo do século 20 como poucas, ilustrando temas como o samba e o carnaval. Achei que seria uma boa idéia utilizar tanto a sua estética quanto a dança e fui atrás de referências de J. Carlos e de pessoas dançando, e acabei chegando a essas duas referências que se tornaram a base de toda ilustra:

Rio01a

Com a receita na mão, era só fazer o bolo. Após vários rafes, cheguei aqui:

Rio02

O rascunho virou o layout abaixo, com o traço feito a nanquim, e com a cor já adiantada, para agilizar a aprovação com o cliente:

Rio04

Depois apliquei a ilustra nas três opções de layout, dessa vez enviados como mocku-ps (protótipos) pois era a melhor forma de apresentar a idéia:

Rio05

A aprovada – e também a minha preferida – foi a última. Dai para frente foi “só” artefinalizar, vetorizando o traço e pintando, sombreando e adicionando efeitos no Photoshop. E aqui está o resultado:

Rio05a

Você, que curte ilustração e repara nos detalhes, pode estar se perguntando porque eu redesenhei tudo, vetorizando a ilustração, se já tinha feito todo o traço a nanquim para o layout. Na verdade, não tenho um bom motivo para isso. Simplesmente prefiro um traço mais certinho, sem falhas. Poderia ter feito na mão, a nanquim? Poderia. Talvez o “erro”, a “imprecisão” da mão desse outro resultado, quem sabe…

Bom, nesta semana recebi a peça impressa. Muito legal ver o produto pronto, ainda mais num papel reciclado que acabou ajudando e melhorando o resultado final:

Rio06

Só tenho a agradecer ao cliente que bancou a idéia, e ao J. Carlos, pela inspiração e por uma obra tão incrível. Você que não conhece este grande artista, procure informações sobre ele, vale muito a pena. E espero que você tenha curtido este post tanto quanto eu curti fazer esta ilustra. Abs!

Anúncios

Um pensamento sobre “Ilustração passo-a-passo: Samba!

Gostou? Não? Então...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s