Ilustração passo-a-passo… mesmo!

Olá pessoal! Aqui está mais uma ilustra da fabulosa série “Cumé Qui Faz?”.O job era criar algo diferente para o portão de um dos clientes da agência, o Colégio Pentágono. De cara, o Beto, meu diretor, pensou em aproveitar o movimento do portão, que corre da direita para a esquerda. Beleza, já tínhamos o conceito. Mas o que poderíamos fazer? Concluímos que seria bacana fazer alunos rumo à algo importante, à algo grande, à um “Grande Futuro”. Então porque não fazê-los ANDANDO em direção à este grande futuro? OK! Agora tínhamos a idéia! Claro, as pernas não teriam movimento, só o deslizar do portão daria essa sensação. Então depois da criação definida, começa a parte mais bacana: rafear (rascunhar). Após algum tempo, e algumas mudanças, chegamos a este resultado:

P01

Repare que o rafe já estava no formato final do portão e com o logo que deveria entrar. Fazer isso desde o início é muito importante. Assim que tive OK para o rafe, levei-o para a mesa de luz para fazer um versão mais “limpa”, com as linhas definidas, que ficou assim:

P02

Faço isso para facilitar a etapa seguinte que é vetorizar todo desenho no CorelDraw, ou seja, pacientemente desenhar linha por linha. Aqui está o resultado depois de “algumas” boas horas….

P03

Dou uma boa avaliada para ver se todos os detalhes estão OK – principalmente pelo tamanho final da impressão (mais de 3x 2 metros) e pela distância que as pessoas estariam do portão (praticamente de frente) – e se tudo estiver beleza, exporto o traço do Corel para o Photoshop como EPS. Lá, começo o processo de pintura. Aqui você confere as cores chapadas:

P04

Então coloco o fundo colorido para ver como as cores dos “alunos” se comportam, se o contraste está bom, se eles “sumiram” ou não, etc. E também começo a aplicar luzes, sombras, volumes, brilhos… ou seja, a ilustra começa a ficar visualmente bem mais rica, veja:

P05

Percebi que algumas cores estavam muito próximas do fundo, principalmente os azuis. Não tive dúvidas e mexi nos dois, fundo e cores dos alunos. Compare com a imagem anterior e veja a diferença, no fundo – com mais uma luz do lado esquerdo -, nas calças das meninas e na mochila do garoto. Este é o resultado final da ilustra:

P06

E aqui você vê a ilustra impressa e instalada no portão do cliente:

P08

P07

E aqui alguns detalhes que gosto bastante:

Det01

Det02

Det03

É isso aí pessoal! Espero que tenham gostado desse passo-a-passo, que se você não sabia como fazer, tenha aprendido algo e, se sabia, tenha visto uma forma diferente. Abraços à todos e obrigado pelas visitas e comentários! Té mais!

Anúncios

Um pensamento sobre “Ilustração passo-a-passo… mesmo!

  1. olha sou publicitário e estou com um cliente de pequeno porte, que esta me solicitando um mascote para sua pequena empresa de picolé, eu gostaria de saber por quanto você cria um mascote original , pois o mesmo andou pesquisando alguns desenhos mas mas eu não gostaria de plagiar nenhum da net e sim algo feito para ele, o mascote trata-se de um garoto bainhaninho com um picolé e um sorvete !

Gostou? Não? Então...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s