Ilustração passo-a-passo…

… tem hífen? E hífen, tem acento? Pâts! Não sei mais nada agora com essa tal reforma! Bom, agora voltando ao assunto do post: passo-a-passo de uma ilustra. Como já disse outras vezes, pode não ser o melhor jeito de fazer, nem o mais rápido, mas é o que funciona pra mim. Essa ilustra é para um cliente da agência, a Brasilcote, que produz papéis especiais, metalizados, holográficos, para vários fins, inclusive embalagens. Neste caso eu fiz a direção de arte, participei da criação e ilustrei. Acho legal compartilhar essa parte da história, pois para mim a produção de uma ilustra começa antes de pegar o lápis e o papel – começa em entender o briefing, pelo menos quando falo de ilustração publicitária. E neste caso, o briefing pedia para a agência vender/destacar a importância do papel numa embalagem. Depois de avaliar isso, ai sim começo a rascunhar – bastante – e só então chego ao resultado abaixo:

Cara01

Repare que este rafe já está mais definido, com algumas linhas que delimitam áreas de sombra e brilho. O desenho acima foi scaneado em grayscale, e serviu de guia para a ilustra que começou vetorizada n0 – calma, calma, sem desmaios! – CorelDraw!!!:

Cara02

Esta imagem wireframe – só das linhas, sem preenchimento – é para você visualizar a quantidade de formas necessárias. Isto acima é o mesmo que isso aqui:

Cara03

A imagem já está mais bacaninha, mas ainda chapada, parece que falta um pouco de volume e textura. Então entra em cena o magnífico Photoshop!!! Mas para finalizar a ilustra nele, preciso enviar os vetores do Corel para o Photoshop. Então, graças a anos praticando mantras tibetanos, começo a exportar pa-ci-en-te-men-te cada pedacinho de vetor, que será aberto no PS em RGB, e na sequência posicionado, formando a ilustra novamente, ufs! Ai é SÓ adicionar novos layers de luz e sombra, que vão deixar a ilustra com essa cara:

Cara04

Tá dá!!! Veja que – e isso acontece sempre – alguns detalhes vão mudando. Acho que o mais evidente foi a boca, que deixei sem os dentes de baixo, para dar um ar de surpresa ao nosso “modelo”. Quando sinto que ela está totalmente excelente, é sinal que ela está pronta e deve seguir seu caminho para dentro do anúncio, que ficou assim:

Cara05

É isso aí amiguinhos! Mais uma ilustra fazendo parte do Fabuloso Mundo da Propaganda!!! Gostou? Não gostou? Não “lhe” interessou? Prefere ver novela? Tudo bem… logo, logo tem mais! Abs!!!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Ilustração passo-a-passo…

  1. continuando…

    Muito bacana o Processo cara, mas tipo eu costumo finalizar meus desenhos nanquin e rastrear depois! Depois só arrumar os pontos…
    O Corel é meu chodózin cara…. Geralmente eu faço cor nele…
    Depois confere meus trampos no meu blog.. a maioria é corel!

    Abração
    e valeu por compartilhar seus metodos de trabalho.
    fantasticos ;D

Gostou? Não? Então...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s